AVIA
 
 
 

O design enquanto ferramenta de construção de processos e produtos cada vez mais eficientes faz parte de uma rede cujo repertório deve ser potencializado diuturnamente. Desta forma, percebe-se a quão imperativa é a necessidade de ampliação da visão do designer com relação as diversas abordagens possíveis. Trata-se muito mais de pensar as formas várias, traduzindo e interpretando esse conteúdo do que simplesmente conhecimento operacional e técnico. Soma-se a isso, as experiências criativas com as quais convive, ultrapassando os limites das demandas profissionais em direção aos desafios do mercado atual cada vez mais dinâmico.

Diante desse cenário, a AVIA! se apresenta como um espaço para a potencializarmos nossos repertórios, tanto do conhecimento teórico e técnico, quanto das experiências. Somos uma semana de design, realizada pelo curso de design da Universidade Federal de Alagoas – UFAL que busca, periodicamente, promover discussões entorno do design enquanto campo científico e também das suas conexões inter, multi e transdisciplinares.

O evento se divide entre palestras, oficinas e mesas redondas e a “Jornada Avia!” onde, depois da submissão e análise, trabalhos acadêmicos desenvolvidos por designers e estudantes de graduação e pós-graduação são apresentados e debatidos. Fortalecendo a ideia de que o conhecimento é algo dinâmico que nasce na troca de experiências.


Avia, menino!
Em bom nordestinês, “avia” é uma interjeição que indica um pedido de pressa, um bom e velho
“anda logo, vamos lá!” E é assim que o curso de design apresenta a sua semana, em busca de 
um compasso rápido e ritmado, capaz de acelerar nosso processo de desenvolvimento social 
e científico, colocando o design alagoano pari passu com o que vem sendo produzido de 
mais inovador no mundo.
  1. AVIAR: 1. Apressar, 2. Providenciar com agilidade; 3. Se aprontar no sentido de se vestir. Fonte: Bernardino, Bertrando. Dicionário de Pernambuquês. Recife: Bagaço, 2002.
AVIA
AVIA
AVIA