Edição 2018

Em sua primeira edição, ocorrida em dezembro de 2016, a AVIA! – Semana de design teve a missão de se firmar no cenário nacional de Eventos de Design, possibilitando debates que envolveram temáticas relacionadas ao campo e as suas áreas correlatas, promovendo desdobramentos em projetos de pesquisa que vinculam o design e a interdisciplinaridade que o envolve. Já em sua segunda edição, em novembro de 2017, o tema abordado foi  o “Design, o jogo e as memórias” voltando os  olhares para a memória, patrimônio imaterial do estado de Alagoas e as potencialidades para inovação social. Seguindo essa mesma perspectiva, de abrir espaço para que se discutam potencialidades multi, inter e transdisciplinares à luz  do design, propomos para a edição de 2018 um foco sobre as interseções entre o design e o mundo da moda.

A expectativa da organização é de manter e, possivelmente, ampliar o número médio de participantes do evento que estiveram presentes nas suas duas primeiras edições. A AVIA! Semana de Design tem reunido cerca de 250 pessoas por edição entre convidados, organização, público e apresentadores de trabalhos. Sendo assim, sua terceira edição se configura em uma excelente oportunidade para consolidar uma rede de discussão dos trabalhos científicos ligados ao Design produzidos, não só no âmbito das Universidades e Centros Universitários da cidade de Maceió – AL, mas também com o que vem sendo produzido nacionalmente. Além de expor tais produções à crítica externa – tanto através de debatedores especialistas convidados, quanto por meio da presença de outros professores, pesquisadores e estudantes interessados nas temáticas abordadas no evento – o evento contribui com a disseminação do conhecimento ampliando as possibilidades de um crescimento econômico, social e científico tendo o design como força motriz.

Seguindo um conjunto de ações previamente planejadas e direcionadas às propostas pelos docentes do curso de Design (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU), pode-se proporcionar aos participantes deste evento melhorias nos seus desempenhos empreendedores, maior segurança na tomada de decisões e ampliação da visão de oportunidades, aumentando as chances de sucesso das suas iniciativas. Assim, o evento vem propiciando a extensão dos temas abordados a professores, pesquisadores e estudantes da área de Empreendedorismo, Inovação e Design, promovendo também a interrelação com outras áreas do conhecimento, como computação, artes, ciências sociais e humanidades.

Visando o intercâmbio e a participação dos pesquisadores alagoanos em redes de pesquisa nacionais e internacionais, o evento tomará como contrapartida a oportunidade de aproximar conhecimentos técnicos e tácitos por meio de ações como mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentações de trabalhos, atividades culturais abertas e divulgados à sociedade, à comunidade acadêmica e aos grupos de pesquisas, como o Laboratório de Experimentação em Design (LED) do curso de Design da UFAL. Oportunamente o tema “Interseções entre o design e moda” abre mais uma conexão já que o tema tem tido presença constante nos trabalhos desenvolvidos dentro do curso de design da UFAL (sobretudo em TCC´s e algumas publicações) e se conecta diretamente com o curso técnico em produção de moda da Escola Técnica de Artes (ETA – Ufal), uma parceria ainda não explorada pelo evento.

A iniciativa para a execução dessa ação nasce de uma série de carências relativas a esse tema e por uma demanda por parte dos estudantes e profissionais do estado de Alagoas que se ingressam nesse nicho de mercado. A AVIA! se propõe a ajudar no reconhecimento do potencial estratégico e dos benefícios proporcionados pelo investimento no Design, na inovação e nas mais diversas tecnologias produzidas na UFAL, o que permitirá ao público em geral ampliar sua visão para além do modo operacional, encontrando na integração com a universidade e o conhecimento nela produzido um aporte significativo rumo ao crescimento.

Assim, a fim de proporcionar o aumento da qualificação dos grupos de pesquisa no Estado, a proposta aqui apresentada visa contribuir por meio de: a) Apresentação e discussão de pesquisas científicas que  envolvam o pensamento voltado para o Design e inovação, materializando o conhecimento tratado e produzido durante as mesmas; b) Aproximação entre os saberes produzidos dentro da universidade dos saberes construídos pelo mercado  alagoano, evidenciando sua complementaridade e possibilidades de integração múltipla; c) Proporcionar o encontro da academia com o universo profissional e a comunidade, no intuito de promover uma formação mais ampla e sensibilizar o público quanto à importância do Design e Inovação.

Ainda sobre os saberes culturais que exploram o campo da moda, o estado de Alagoas tem uma indicação geográfica para o bordado filé que é típico da região e bastante explorado mundo à fora mostrando assim um espaço de discussão entre moda e o fazer artesanal. Aspectos relacionados a moda estiveram presentes nas principais demandas identificadas no projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Design, junto as rendeiras de filé, caracterizando-se como uma lacuna que poderá ser preenchida através do contato com profissionais da área, que irão integrar, moda, cultura e design. (Edital Proccaext 2016 – 2017)

O evento será executado para que assim sejam ampliados os efeitos das possibilidades do Design para a sociedade por meio dessa abordagem como multiplicadores de conhecimento. Por conseguinte, estas ações são relevantes uma vez que possibilitam a observação dos projetos em pleno andamento, onde se podem verificar as dinâmicas de organização e funcionamento e os diversos fatores teóricos implícitos, tal como seu papel na sociedade e como propostas nascidas dentro dos núcleos de produção acadêmica podem ser inseridas, em associação com a comunidade acadêmica, em ambientes corporativos e comerciais, fortalecendo o mercado alagoano. O evento se alinha com uma série de ações de pesquisa e extensão que vem sendo desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal de Alagoas, especialmente dentro dos cursos de Design e Produção de moda (ETA), dando vazão tanto a produção teórico e técnica desenvolvida, quanto fomentando o pensamento crítico em torno das dinâmicas de produção relativas ao design e a moda.

A cultura contemporânea vem se configurando ao longo do século XXI como um momento cuja relação com as imagens é íntima e próxima. Expressar sua individualidade, tornar-se protagonista de sua própria narrativa passa também pela construção de uma imagem a ser apresentada ao mundo e essa construção usa, entre outros campos, o design e a moda como parte do arcabouço para esse processo. É notório o papel da Moda na formação de repertórios, reafirmando paradigmas ou reconstruindo-os. Sendo assim, analisar as confluências e disparidades entre o design como campo de estudo, a moda e suas diversas faces, se mostra uma boa oportunidade para estabelecermos, enquanto designers e pesquisadores, um caminho rumo à inovação.

O design enquanto ferramenta de construção de processos e produtos cada vez mais eficientes faz parte de uma rede cujo repertório deve ser potencializado diuturnamente. Desta forma, percebe-se a quão imperativa é a necessidade de ampliação da visão do designer com relação às diversas abordagens possíveis, incluindo aí um exame do mundo da moda, tão próximo ao design. Trata-se muito mais de pensar as formas várias, traduzindo e interpretando esse conteúdo do que simplesmente conhecimento operacional e técnico. Soma-se a isso, as experiências criativas com as quais convive, ultrapassando os limites das demandas profissionais em direção aos desafios do mercado atual cada vez mais dinâmico. Trabalhar com esse mercado significa ter olhos para o futuro e a inovação, porém manter todos os sentidos atentos para áreas que se aproximam do design quer seja por seu processo criativo, quer seja para seu processo produtivo e simbólico. Dessa forma, a terceira edição da AVIA! volta seus olhares para o mundo da moda e suas interconexões com o design e o mercado alagoano.

A jornada AVIA! chega a sua terceira edição com o tema “INTERSEÇÕES ENTRE O DESIGN E A MODA” e convida à todos a submeterem seus trabalhos.

O artigo deve ser desenvolvido entre 1500 e 3000 palavras, considerando resumo, desenvolvimento e referências. Os trabalhos enviados deverão envolver um dos oito eixos temáticos sugeridos para a chamada de trabalhos:

  1. Teoria, cultura e História
    2. Design Social
    3. Cultura Local e Identidade
    4. Gestão e desenvolvimento de produto
    5. Design e pensamento estratégico 
    6. Design Digital e Interatividade 
    7. Intersecções entre o Design e a Moda 
    8. Abordagens metodológicas para o Design.

O PROCESSO É SIMPLES:

– Você deve formatar o artigo usando o modelo disponível no link < https://goo.gl/aHhCUF >
– Preenche este formulário de inscrição com os dados do artigo
– Envia seu(s) trabalho(s) para o email avia@designontag.com com o assunto “Jornada 2018”

Submissão de trabalhos acadêmicos 22/08/2018 à 22/09/2018
Resultados da seleção de trabalhos acadêmicos 12/10/2018
Data do evento: 12, 13 e 14 de novembro de 2018

Edição 2018
Edição 2018
Edição 2018