Edição 2019

Em sua primeira edição, ocorrida em dezembro de 2016, a AVIA! – Semana de design teve a missão de se firmar no cenário nacional de Eventos de Design, possibilitando debates que envolveram temáticas relacionadas ao campo e as suas áreas correlatas, promovendo desdobramentos em projetos de pesquisa que vinculam o design e a interdisciplinaridade que o envolve.

Já em sua segunda edição, em novembro de 2017, o tema abordado foi  o “Design, o jogo e as memórias” voltando os  olhares para a memória, patrimônio imaterial do estado de Alagoas e as potencialidades para inovação social.

Seguindo essa mesma perspectiva, de abrir espaço para que se discutam potencialidades multi, inter e transdisciplinares à luz  do design, propomos para a edição de 2018 um foco sobre as interseções entre o design e o mundo da moda, o design enquanto ferramenta de construção de processos e produtos cada vez mais eficientes faz parte de uma rede cujo repertório deve ser potencializado diuturnamente. Desta forma, percebe-se a quão imperativa é a necessidade de ampliação da visão do designer com relação às diversas abordagens possíveis, incluindo aí um exame do mundo da moda, tão próximo ao design.

O design está vivenciando um momento de grande desenvolvimento, e um dos principais responsáveis por esse cenário é o avanço da tecnologia e inovação em suas áreas diversas. Assim, visando o intercâmbio e a participação dos pesquisadores alagoanos em redes de pesquisa nacionais e internacionais, o evento tomará como contrapartida a oportunidade de aproximar conhecimentos por meio de ações como mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentações de trabalhos, atividades culturais abertas e divulgados à sociedade, à comunidade acadêmica e aos grupos de pesquisas, como o Laboratório de Experimentação em Design (LED) do curso de Design da UFAL. Para a edição de 2019 a AVIA! Semana de Design propõe um diálogo sobre uma das mais promissoras e tradicionais áreas do campo: o Design Editorial.

A jornada AVIA! chega a sua quarta edição com o tema “DESIGN EDITORIAL” e convidou a comunidade a acadêmica a submeter seus trabalhos.

Os resumos aceitos possuem entre 1500 e 3500 palavras, incluindo objetivos, metodologias, referências e contextualização quanto ao referencial teórico. Os trabalhos envolveram um dos três eixos temáticos sugeridos na chamada de trabalhos:

Desenvolvimento de artefatos

Abordagens metodológicas para o design

Design: teoria, cultura e história.

O período de submissão de trabalhos acadêmicos  foi de 30/08/2019 à 15/10/2019. Os resultados da seleção de trabalhos acadêmicos foi apresentado no dia 15/11/2019. E as apresentações foram realizadas no dia 05/12/2019 das 14h às 17h na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Os resumos apresentados durante a Jornada AVIA! 2019 podem ser acessados nos links abaixo:

Carrinho Biblioteca Móvel: O Design no Ambiente Hospitalar

Sandro Alisson; Juliana Donato

Como a Implementação de Fábricas de Renascença Afetou a Produção Local

Maria Carvalho; Álamo Bandeiras

Desenvolvimento de uma Linha de Mobiliário Imersa no Open Design

Millena Do Nascimento; Vinícius Vieira; Edu Mazzini

Design e a Pesca Artesanal: Desenvolvimento de Produto Para a Melhoria das Cadeias Produtivas do Sururu e do Maçunim

Steffane Neves; Iago Andrew; Anderson Elias; Juliana Donato

Design e Bordado Filé: Projeto Preliminar de Suporte Ergonomicamente Adequado Para Tear

Rebeka Feitosa; Iago Andrew; Anderson Elias; Eduarda Ramos; Juliana Donato

Design Universal: Desenvolvimento de Soluções com Foco Nas Capacidades e Limitações de Pessoas com Deficiência da Cidade de Caruaru – PE

Bruno Da Silva; Hércules Silva; Rosimeri Pichler; Marcela Bezerra

Infográfico Sobre Ginástica Laboral: Design Gráfico e Educação Física no Incentivo a Melhoria da Saúde Para as Bordadeiras de Filé

Angela Muniz; Katharina Rios; Fabrine Claudino; Eduarda Ramos; Layane Araújo; Juliana Donato

Literatura de Baxter e Munari: Metodologia Híbrida Para Projeto de Mesa Multifuncional

Angela Muniz; Rayssa Reis, Juliana Donato

Modelo de Avaliação de Produtos: Contribuições do Design da Informação Para Análise do Diagrama de Resposta

Lucas Garcia

O Design Aplicado à Saúde Mental: Uma Análise de Similares Que Atuam Como Ferramenta de Transformação Social

Caroline Bastos; Danielly Amatte

O Design Gráfico Como Aliado do Feminismo

Nathália Barbosa; Danielly Amatte

Projetando Para o Futuro: a Metodologia de Projeto no Desenvolvimento de um Vibrador Multifuncional Para o Ano De 2050

Layanna De Castro; Thallysson Oliveira; Vittória Holanda; Juliana Donato

Recicladora de Resíduos Sólidos: Umas Prospecção Para um Futuro Sustentável

Rebeka Feitosa; Juliana Donato

User-capacity Toolkit: Percepção do Uso de um Conjunto de Ferramentas Para Desenvolvimento De Tecnologia Assistiva no Curso de Design – Campus Agreste/UFPE

Hércules Silva; Samuel Nelo; Rosimeri Pichler

Vestígios Gráficos: Fragmentos de Letreiros Manuais e do Ofício de Letrista da Feira da Levada

Aline Ramos; Juliana Michaello

Edição 2019
Edição 2019
Edição 2019