A primeira edição do evento ocorre em Maceió, Alagoas, na própria UFAL, apresentando uma  proposta da relevante para a disseminação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação, uma vez que tem por premissa consolidar uma rede de discussão interna de trabalhos produzidos, além de expor os mesmos à crítica externa, tanto através de debatedores especialistas convidados, quanto por meio da presença de outros professores, pesquisadores e estudantes interessados nas temáticas abordadas no evento.

Seguindo um conjunto de ações previamente planejadas e direcionadas às propostas pelos docentes do curso de Design (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU), pode-se proporcionar aos participantes deste projeto melhorias nos seus desempenhos empreendedores, maior segurança na tomada de decisões e ampliação da visão de oportunidades, aumentando as chances de sucesso nos negócios.

Visando o intercâmbio e a participação dos pesquisadores alagoanos em redes de pesquisa nacionais e internacionais, o evento tomará como contrapartida a oportunidade de aproximar conhecimentos técnicos e tácitos por meio de ações como mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentações de trabalhos, atividades culturais descentralizadas pelo campus da instituição promotora, abertos e divulgados à sociedade, à comunidade acadêmica e aos grupos de pesquisas, como o Laboratório de Experimentação em Design (LED), do curso de Design da UFAL.

 

Avia! Avia!

O design enquanto ferramenta de construção de processos e produtos cada vez mais eficientes faz parte de uma rede cujo repertório deve ser potencializado diuturnamente. Desta forma, percebe-se a quão imperativa é a necessidade de ampliação da visão do designer com relação as diversas abordagens possíveis. Trata-se muito mais de pensar as formas várias, traduzindo e interpretando esse conteúdo do que simplesmente conhecimento operacional e técnico. Soma-se a isso, as experiências criativas com as quais convive, ultrapassando os limites das demandas profissionais em direção aos desafios do mercado atual cada vez mais dinâmico.

A AVIA! semana de Design tem o intuito de complementar a formação acadêmica dos estudantes de Design de forma a estreitar o contato entre estes e professores, profissionais de diversas áreas e comunidade em geral, promovendo assim a integração entre universidades e sociedade. Diante desse cenário, a AVIA! se apresenta como um espaço para a potencializarmos nossos repertórios, tanto do conhecimento teórico e técnico, quanto das experiências. Somos uma semana de design, realizada pelo curso de design da Universidade Federal de Alagoas – UFAL que busca, periodicamente, promover discussões entorno do design enquanto campo científico e também das suas conexões inter, multi e transdisciplinares.

Em sua segunda edição, 0 evento se divide entre palestras, oficinas e mesas redondas e a “Jornada Avia!” onde, depois da submissão e análise, trabalhos acadêmicos desenvolvidos por designers e estudantes de graduação e pós-graduação são apresentados e debatidos, tendo sido publicados em forma de anais, 31 trabalhos. Fortalecendo a ideia de que o conhecimento é algo dinâmico que nasce na troca de experiências.

Em sua 3ª edição a AVIA! Parte do fato que a cultura contemporânea vem se configurando ao longo do século XXI como um momento cuja relação com as imagens é íntima e próxima. Expressar sua individualidade, tornar-se protagonista de sua própria narrativa passa também pela construção de uma imagem a ser apresentada ao mundo e essa construção usa, entre outros campos, o design e a moda como parte do arcabouço para esse processo. É notório o papel da Moda na formação de repertórios, reafirmando paradigmas ou reconstruindo-os. Sendo assim, analisar as confluências e disparidades entre o design como campo de estudo, a moda e suas diversas faces, se mostra uma boa oportunidade para estabelecermos, enquanto designers e pesquisadores, um caminho rumo à inovação.

O design enquanto ferramenta de construção de processos e produtos cada vez mais eficientes faz parte de uma rede cujo repertório deve ser potencializado diuturnamente. Desta forma, percebe-se a quão imperativa é a necessidade de ampliação da visão do designer com relação às diversas abordagens possíveis, incluindo aí um exame do mundo da moda, tão próximo ao design. Trata-se muito mais de pensar as formas várias, traduzindo e interpretando esse conteúdo do que simplesmente conhecimento operacional e técnico. Soma-se a isso, as experiências criativas com as quais convive, ultrapassando os limites das demandas profissionais em direção aos desafios do mercado atual cada vez mais dinâmico. Trabalhar com esse mercado significa ter olhos para o futuro e a inovação, porém manter todos os sentidos atentos para áreas que se aproximam do design quer seja por seu processo criativo, quer seja para seu processo produtivo e simbólico. Dessa forma, a AVIA! volta seus olhares para o mundo da moda e suas interconexões com o design e o mercado alagoano.

Em sua segunda edição, o evento se divide entre palestras, oficinas e mesas redondas e a “Jornada Avia!” onde, depois da submissão e análise, trabalhos acadêmicos desenvolvidos por designers e estudantes de graduação e pós-graduação são apresentados e debatidos, tendo sido publicados em forma de anais, 30 trabalhos. Fortalecendo a ideia de que o conhecimento é algo dinâmico que nasce na troca de experiências.